• Livia Dias

SKAM ESPANHA: NORA E MIQUEL TERMINARAM!

Heeey galera! Tudo bem com vocês?


Nora e Miquel terminaram para alegria geral dos fãs de Skam Espanha! Depois dos últimos episódios do remake espanhol de Skam, onde a perfeição do personagem caiu por terra, o término era algo inevitável.


Após começarem um relacionamento, Miquel revelou seu excesso de ciúmes e controle sobre Nora. Além de demonstrar desconforto quando Nora se aproximava de qualquer amigo, ele passou a detestar a ideia de que ela pudesse ser amiga de Alejandro.


E discussões e mais discussões aconteceram, desgastando pouco a pouco o namoro. Um ponto que eu gostaria de destacar nessa história toda é que, apesar das brigas serem ocasionadas pelo ciúme de Miquel, de alguma maneira ele sempre conseguia se vitimizar e atribuir a culpa à Nora.




No decorrer dos últimos episódios foi perceptível a mudança na fisionomia da personagem. O batom vermelho sumiu, e o cabelo preso se tornou uma marca nos momentos em que Nora estava apenas existindo ao lado de Miquel.


Depois de sua festa de aniversário, onde Nora acordou ao lado de Alejandro, enxerguei como os roteiristas foram inteligentes neste remake. Eles giraram a trama para que Miquel assumisse a personalide do irmão do William (Skam Noruega), enquanto Alejandro também tinha alguns detalhes da trama original.




Puxem pela memória! Na versão norueguesa de Skam, Noora vai até a casa de William para ambos conversarem. Contudo, no entanto, todavia, quem aparece é o irmão dele. Ela bebe, e ao despertar se vê nua na mesma cama que o irmão do William.


Ao contrário da versão original, Alejandro não se iguala ao surto que William teve e tampouco é um psicopata como o irmão do personagem. Ele explica o que aconteceu à Nora, que ambos apenas dormiram na mesma cama, e de maneira alguma manipula ou utiliza isso a seu favor.


E é nisso que Skam Espanha ganhou ainda mais meu coração! O relacionamento de Nora e Alejandro, por mais estúpido que tenha sido o término, tem chances de trazer bons frutos no futuro diante das mudanças que o personagem pode ter.


Agora, voltando para Miquel, ele simplesmente surtou ao descobrir o acontecido entre Nora e Alejandro (que no final não aconteceu nada!). Mesmo que Nora tenha explicado a situação, o personagem declarou o término. Nesse momento pensei "FINALMENTE!". Mas seria muito tranquilo, não é mesmo?



Nora, em meio à sua culpa e tristeza, conversa com Miquel e ambos decidem tentar novamente. No entanto, Miquel deixa claro seus termos para que os dois continuem juntos: ela deve bloquear Alejandro de sua vida.


O controle que Miquel fez sobre Nora é incômodo. Ela não vê outra saída, e mesmo contrariada com a ideia de que o namorado não confie em suas atitudes, permite que Miquel mexa em seu celular e realize o trabalho por ela.


Alejandro surge na história novamente, questionando o fim da amizade dos dois. E ele é o primeiro a perceber o quanto Nora estava sendo manipulada por Miquel.




Nesse ponto, Nora já estava bem longe da felicidade. Sua aparência refletia sua dor, e seu comportamento distante das amigas passou a evidenciar o problema. Quando o squad descobre o que estava acontecendo, a realidade cai sobre Nora como um peso de mil toneladas: ela vivia um relacionamento abusivo.




Às vezes não temos uma visão clara do que se trata um relacionamento abusivo. E eu fiquei satisfeita com a forma como Skam Espanha trouxe o tema à tona. Foi algo sutil, que começou a criar forma e terminou em uma grande bola de neve.


Nora então reúne coragem para terminar com Miquel. Não é algo simples. Na primeira tentativa, o pai dele sofreu um acidente de carro, e Nora não tem coragem de colocar o ponto final. Contudo, na segunda tentativa, ela consegue. E é algo libertador de assistir.



É evidente que uma retaliação virá. Vamos lembrar que Miquel ainda tem as fotos íntimas de Nora (que ele não apagou). Então no próximo post vou falar sobre os acontecimentos mais recentes dessa história que vão direcionar para o desfecho.

©2019 por Sintonia Nerd. Orgulhosamente criado com Wix.com

São Paulo, Brasil