• Livia Dias

SKAM ESPANHA 3ª TEMPORADA: NORA E VIRI + ANÁLISE FINAL!

Heeey galera! Tudo bem com vocês?


Skam Espanha 3ª Temporada chegou ao fim, e hoje vamos de análise final! Essa com certeza foi uma temporada marcante entre os remakes de Skam. Nem mesmo a versão norueguesa (original) conseguiu trazer a trama da Noora de uma maneira tão intensa.


Nora e Miquel terminaram, (beleza!) e depois disso mais um grande problema veio à tona: as fotos íntimas que Miquel não deletou do seu celular (como havia prometido anteriormente).


Vendo que não recebia respostas de Nora e que o término havia sido definitivo, Miquel decidiu chantageá-la da maneira mais torpe, usando as fotos para receber uma resposta dela.


O medo de Nora ao ter que lidar com aquela ameaça foi completamente palpável. É incrível o trabalho da atriz Nicole Wallace em toda a temporada. Em inúmeras cenas, conseguimos sentir sua dor e seu medo sem que ela precisasse dizer qualquer coisa.



O que me deixou satisfeita foi que Nora não guardou para si a ameaça feita por Miquel. Imediatamente compartilhou com as amigas o acontecido, e mais uma vez o squad prestou um apoio incrível para a protagonista. A amizade delas e a interação é mais um ponto extremamente positivo nessa temporada.



E para revirar ainda mais essa história toda, Miquel decidiu pedir perdão e negou que em algum momento pudesse compartilhar as fotos. Típico, certo? Um homem abusivo tende a cometer atos horríveis e depois simplesmente pedir desculpas, alegando que tudo iria melhorar! Claro que o squad não gostou nada disso, e tampouco Nora.


"Por acaso", Miquel encontra Nora após a escola, quando a mesma já está sozinha. E é nesse momento que temos mais um vislumbre da mente perturbada do personagem, que não aceita o término e implora por perdão.



Contudo, Nora não se deixa abalar com as palavras de Miquel e se mantém firme em sua decisão de permanecer longe. Não é algo simples de fazer, porém necessário. Miquel alega que Nora pode ajudá-lo, mas a resposta é simples: não, ela não poderia em hipótese alguma ajudá-lo.


E todos esses detalhes, as nuances desse relacionamento tão bem colocadas, são pontos positivos dentro da trama. Os roteiristas se preocuparam em trabalhar cada situação e mostrar como um relacionamento abusivo pode vir à tona.


Não é algo fantasioso. É a realidade! Não começa com uma agressão física. Tudo pode começar com uma manipulação, a pressão exercida e o controle em inúmeras situações simples.


Mas acham que a história acaba por aí? Muito pelo contrário! Nora conversa com Alejandro sobre tudo, e os dois retomam a sua amizade. Contudo, ainda tem um tom de despedida entre ambos: Alejandro está indo para Londres, e Nora vai morar com sua irmã no próximo ano. Ou seja, os dois vão ficar separados.


Claro pode haver uma conclusão entre os dois na próxima temporada, mas acredito que não era o momento certo. E essa coerência no roteiro foi mais um ponto positivo!



E para fechar com chave de ouro, o rumo das personagens recebe um desfecho digno. Para quem não se lembra, Viri é a segunda protagonista desta temporada, apresentando um enredo conturbado em que sua felicidade parece uma mera ilusão.


Contudo durante o último clipe, Viri está mais feliz do que nunca. Descobrindo o amor e vivendo experiências que nunca teve, sua alegria é contagiante. E é incrível ver a evolução dessa personagem durante a temporada. Como ela conseguiu reunir os cacos, encontrou um grande amor e está bem.


Por outro lado, é perceptível que Nora precisa de tempo. Não é simples começar de novo depois de atravessar um relacionamento abusivo. Tudo é um processo, uma grande batalha. Mas a coisa mais importante é: nunca parar de lutar pela liberdade.



A temporada teve um enredo incrível. Diferente de qualquer outro remake, Skam Espanha arriscou verdadeiramente ao trazer à tona um tema tão importante quanto o abuso dentro de um relacionamento. Houve responsabilidade na abordagem do tema, mantendo nítida a importância de denunciar e conversar com outras pessoas sobre o que está acontecendo.


Além disso, mesclar duas protagonistas não é uma tarefa simples, mas os criadores não tiveram dificuldades em mostrar todas as nuances da Viri e torná-la uma personagem tão inspiradora quanto a Nora.


Estou encantada com o final da 3ª Temporada de Skam Espanha, e não consigo conter a ansiedade para a 4ª Temporada do remake! Skam Espanha veio de mansinho na lista de adaptações, mas para mim se sobrepôs à todas as outras versões.


E vocês, o que acharam? Não se esqueçam de comentar por aqui!

©2019 por Sintonia Nerd. Orgulhosamente criado com Wix.com

São Paulo, Brasil