• Livia Dias

BLACKLIVESMATTER‚úäūüŹĺ: 5 FILMES E LIVROS PARA ENTENDER AS MANIFESTA√á√ēES CONTRA O RACISMO!

Heeey galera! Tudo bem com vocês?


Durante os √ļltimos dias in√ļmeras cidades dos EUA est√£o sendo marcadas por manifesta√ß√Ķes contra o racismo. Depois da morte de George Floyd decorrente de sufocamento devido a√ß√£o de um policial branco em Minneapolis, uma onda de protestos se alastrou.


Diversos outros assassinatos de pessoas negras cometidos pela pol√≠cia durante os √ļltimos anos vieram √† tona, gerando indigna√ß√£o entre as pessoas. Embora as manifesta√ß√Ķes tenham se iniciado em Minneapolis, v√°rias outras cidades dos EUA atualmente est√£o realizando protestos e movimentos contra o racismo.


Al√©m disso, nas redes sociais o mundo inteiro t√™m realizado publica√ß√Ķes com a hashtag #BlackLivesMatter, trazendo √† tona a import√Ęncia de denunciar o racismo e n√£o se calar.


Portanto no post de hoje trago para voc√™s 5 filmes e livros para entender melhor as manifesta√ß√Ķes contra o racismo.




1. INFILTRADO NA KLAN


Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.


Livro: A obra foi baseada no livro "Infiltrado na Klan: Desmascarando o √ďdio" escrito por Ron Stallworth (isso mesmo, o protagonista do longa). No fim das contas se trata de uma hist√≥ria real, onde o detetive precisou se infiltrar na Klux Klan com um discurso racista. Foi uma das investiga√ß√Ķes mais audaciosas da hist√≥ria dos Estados Unidos, e no livro Ron aborda minuciosamente cada detalhe. Vale a pena conferir.




2. O √ďDIO QUE VOC√ä SEMEIA


Starr Carter √© uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela √© for√ßada a testemunhar no tribunal por ser a √ļnica pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma s√©rie de chantagens, ela est√° disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.



Livro: Esse filme foi baseado no best-seller de mesmo nome "O ódio que você semeia" escrito por Angie Thomas. Para se aprofundar ainda mais na trama e se emocionar, recomendo a leitura. Confira aqui.


3. Estrelas Além do Tempo


No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e R√ļssia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equa√ß√£o para a vit√≥ria dos Estados Unidos, liderando uma das maiores opera√ß√Ķes tecnol√≥gicas registradas na hist√≥ria americana e se tornando verdadeiras hero√≠nas da na√ß√£o.


Livro: A adaptação foi inspirada na obra "Estrelas além do Tempo" escrito por Margot Lee Shetterly. Se trata de mais uma história real, onde mulheres que trabalhavam na NASA em meio às leis de segregação racial dos anos 60 e o machismo latente, precisaram usar toda sua ousadia para ultrapassar as barreiras e trilharem a carreira de cientistas. Conheça o livro.


4. Histórias Cruzadas


Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter √© uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela come√ßa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na cria√ß√£o dos filhos da elite branca, da qual a pr√≥pria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, √© a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das cr√≠ticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas ades√Ķes.



Livro: O filme indicado ao Oscar foi inspirado no livro "A Resposta" escrito por Kathryn Stockett. Conheça o livro.


5. Luta por Justiça

O advogado Bryan Stevenson assume o caso de Walter McMillian, que foi condenado a morte por assassinato, apesar das evidências que comprovam sua inocência. Stevenson encontra racismo e manobras legais enquanto luta pela vida de McMillian.


Livro: O filme foi baseado no livro "Just Mercy: A Story of Justice and Redemption" escrito por Bryan Stevenson. A obra não possui edição traduzida, mas você pode conhecer a obra original através do ebook. Conheça o livro.


Vidas negras importam. Seja contra o racismo e denuncie. Saiba como efetuar uma denuncia clicando aqui.

©2019 por Sintonia Nerd. Orgulhosamente criado com Wix.com

S√£o Paulo, Brasil